Voltar Contatos Mapa
www.studiomel.com
› A Qualidade da Voz
› A Altura
› A Intensidade
› O Timbre
› A Homogenidade
› A Afinação
› O Vibrato
› O Alcance da Voz
› A Classificação Vocal
› A Função Vocal
› O Gesto Vocal
› A Técnica Vocal
› Vocalizes
› Erros Técnicos
Percepção Musical
› O Som e a Audição
Preservação da Voz
A Voz Rouca
› Cantoterapia

Studio Mel
Cursos e preços
Nossa localização

Atendimento:
de segunda à domingo
das 10:00 às 22:00 hs.
subscreva
_Ou_Mande um email__
 

Atendimento

STUDIO MEL

&
GLOBO FAMA

Rua Valparaíso, 83 / 302 - Tijuca. Rio de Janeiro
CONTATO

Tel :    (021) 3283-3000
Cel :    (021) 8344-4808

De segunda-feira á domingo no horário das 10:00 às 22:00.

 

 
 

A TÉCNICA DA VOZ CANTADA

Páginas
69
70
71
72
73
74
 

__Voz Rouca_________-página_ 71

Diagnósticos.._

______Pessoas que trabalham utilizando a voz precisam compreender que: se não realizarem um curso de Impostação, para aprender a colocá-la, corretamente, poderão ficar afônicas no decorrer das suas apresentações e com o tempo, assimilar uma rouquidão crônica que afetará também a parte orgânica. Havendo comprometimento da parte orgânica será inevitável realizar o trabalho de correção com o apoio de um otorrinolaringologista, para que o mesmo elimine os problemas através de medicações ou até mesmo cirurgias.

______Quando a rouquidão é de origem emocional, pode – se fazer um teste ao qual eu julgo infalível, que consiste em se neutralizar a audição, tanto por via aérea (externa) como por via óssea (interna), com o objetivo de quem está sendo avaliado, não ouvir a própria voz enquanto é emitida. Deve - se neste momento  se proceder a gravação  para constatar  se a projeção da voz se processou sem bloqueios emocionais e com isso fazer uma avaliação. Caso a rouquidão provenha de um desequilíbrio de natureza emocional, a voz  gravada ficará mais limpa e clara.
______É importante frisar que, após o teste, ao voltar a se escutar, a voz continua rouca e a correção só se realizará após longo treinamento de exercícios para colocação da voz dentro de sua tessitura correta, na qual o tom e o volume usado não force as cordas vocais e que ao mesmo tempo possa permitir uma emissão perfeita

_______Hoje, com tecnologias e exames mais precisos das cordas vocais, ficam bem mais seguros esses diagnósticos. Com a ajuda da vídeolaringoscopia , podemos filmar e reduzir o movimento das cordas. Se for preciso, utiliza – se o recurso de câmera lenta para reduzir ainda mais esse movimento, conseguindo detectar pólipos mínimos que, a olho nu, não são percebidos. Se a pessoa ficar rouca por mais de uma semana, deverá recorrer ao tratamento. Vejamos a seguir  a descrição dos principais métodos de exames para diagnósticos.

Laringoscopia indireta

_______Método em prática desde o início do século XIX, desenvolvido por Garcia e outros autores, fazendo uso, à época, de espelho. A técnica foi aprimorada com a utilização de fibras óticas fixas, de 70 ou 90 graus, hoje o instrumental de melhor precisão para visualização das pregas vocais, da mucosa, coaptação e vibração das mesmas.

Nasofaringolaringoscopia

______Exame realizado através de fibras ópticas flexíveis, de diâmetro de 3,2 a 4,0 mm, que são introduzidas nas fossas nasais, com ou sem anestésico, e que revelam a anatomia e a função do cavum, do volume das adenóides, do esfíncter velofaríngeo, da faringe, da passagem aérea entre a língua, faringe e amígdalas palatinas, da hipofaringe e da laringe.

______As assimetrias, paresias, hipertonias, constrições, golpe de glote e alterações funcionais podem ser avaliadas pelo método. Permite, ainda, superar o grande obstáculo representado pela náusea, sendo, particularmente, indicado para crianças menores e pacientes neurológicos.

Videolaringoestroboscopia

______Exame que oferece parâmetro da simetria dos movimentos, periodicidade das vibrações, fechamento glótico e qualidade da onda das pregas vocais. Devido ao preciso diagnóstico videolaringoscópico, as afecções laríngeas puderam receber tratamento mais adequado e os casos de câncer serem mais precocemente diagnósticos.

Eletroglotografia

______Método não invasivo, que através de eletrodos de superfície no pescoço mede a variação de tempo de contato da mucosa das pregas vocais, durante o ciclo vibratório, através da transmissão de uma corrente elétrica entre as duas alas da cartilagem tireóidea.

______E é ainda mais interessante quando diretamente acopladas à estroboscopia, por oferecer simultaneamente, a imagem glótica e a onda do pulso glótico, permitindo duas informações complementares sobre a coaptação glótica.

A seguir     Medidas Emergencias


_____


STUDIO MEL
Aulas de CANTO com gravação de CD GRÁTIS.
Rua Valparaíso, 83 / 302 - Bairro - Tijuca. Cidade Rio de Janeiro
TELEFONES PARA CONTATO :(021) 3215 1116

De segunda-feira até domingo no horário das 10:00 às 22:00.

Direção Maestro ERNESTO LEAL - OMB 33.997


______Receba playbacks midis kar e mp3 para cantar