Voltar Contatos Mapa
www.studiomel.com
técnica vocal curso de canto Musicas midis Aulas de Canto no Rio de Janeiro RJ cantoterapia Playbacks Localização do Studiomel


›Programa Técnica Vocal
› A Qualidade da Voz
› A Altura
› A Intensidade
› O Timbre
› A Homogenidade
› A Afinação
› O Vibrato
› O Alcance da Voz
› A Classificação Vocal
› Vozes Masculinas
› Vozes Femininas
› O Falsete
› A Função Vocal
› Preço das aulas de canto
› O aparelho Respiratório
› O diafrágma
› A Função Vocal
› A Cinta Abdominal
› A Laringe e Cordas Vocais
› Cavidades de Ressonância
› Vocalizes
› Erros Técnicos
Percepção Musical
Ouvido absoluto e relativo
› O Som e a Audição
Preservação da Voz
A Voz Rouca
Preservação da Voz
Todos podem Cantar Bem
Venda de Playbacks
Curso de Canto a Distância
› Videos p/ Cantar Online
Páginas p/ Cantar Online
Preços - Cursos de Canto
› Curso de Canto
› Nossos Alunos
› Nosso Email (escreva)
› O Som e a Audição
› 360 Videos didáticos
Videos e Playbacks online
› Videos pra Cantar
› Nossa Apostila (Baixar)
Nosso Endereço (MAPA)
› Studio Mel
› Playbacks
› Página inicial

Studio Mel
Cursos e preços
Nossa localização

Atendimento:
de segunda à domingo
das 10:00 às 22:00 hs.
subscreva
_Ou_Mande um email__
 

Atendimento

STUDIO MEL

&
GLOBO FAMA

Rua Valparaíso, 83 / 302 - Tijuca. Rio de Janeiro
CONTATO

Tel :    (021) 3073-0000
Cel :    (021) 8344-4808

De segunda-feira á domingo no horário das 10:00 às 22:00.

 

 

A TÉCNICA DA VOZ CANTADA

32
33
34
35
36
37
38 39 40 41
 

__Técnica Vocal ___ ______--página  33_

..__Exercícios de Respiração


______A respiração deve ser treinada independente do canto.
Os exercícios respiratórios devem ser feitos diariamente, durante todo o período dos estudos vocais, para desenvolver e agilizar a musculatura respiratória, pelo menos durante vinte minutos várias vezes ao dia. Depois de alguns meses, a pessoa terá adquirido uma respiração mais ampla, realizada sem esforço. O treinamento será contínuo durante toda a carreira do cantor, mesmo que seja apenas alguns minutos por dia, associado ou não à ginástica corporal.
Se a pessoa não realiza o que lhe pedimos adequadamente, por diferentes razões, começaremos os exercícios em decúbito dorsal. Para facilitar o gesto respiratório, iniciaremos com movimentos naturais e flexíveis na posição deitada. Geralmente eles são muito limitados, mas fáceis e instintivos. Depois, bastará pedir que os identifiquem para que eles se ampliem e para que a capacidade aumente. Quando o cantor tiver consciência do que deve fazer, então ele deverá praticar o mesmo exercício de pé.
______Nos casos difíceis, diferentes procedimentos podem ser utilizados: começar o exercício de respiração pela expiração, o que pode ser provocado por uma ligeira pressão das mãos no nível da cinta abdominal e da base do tórax. Este procedimento evita os movimentos excessivos e desordenados que podem ser conseqüência de uma respiração infreqüente e facilita a inspiração seguinte. Se o indivíduo abre pouco as costelas, será preciso decompor a inspiração em dois tempos: primeiro tempo, com um ligeiro avanço da parede abdominal (que se descontrai); segundo tempo, abertura das costelas e contração da região para-vertebral. Em seguida, é preciso realizar a inspiração num só tempo e cuidar para que as costelas não se abram exageradamente.
______Esta abertura deve ser completada no momento da contração abdominal, isto é, no momento do ataque, sobretudo no agudo a fim de dar maior firmeza ao sopro.
Em seguida, o aluno deverá treinar a respiração rápida, pois esta é freqüentemente usada na voz cantada e com o mesmo gesto. Se esta respiração precede uma frase curta, pouco intensa e de pouca extensão, as costelas mexerão pouco.
______A penetração do ar será sempre nasal, de preferência. Exceto quando os silêncios musicais forem muito breves. Neste caso, é preciso respirar ao mesmo tempo pelo nariz e pela boca. Mas para que a respiração possa desempenhar seu papel e ser eficaz, as fossas nasais devem permitir que a respiração seja equilibrada, que o ar possa passar sem ruído pelas narinas e que as cavidades nasais não estejam obstruídas por cornetos hipertrofiados, por um desvio do tabique nasal etc.
______No canto, a respiração está submetida a diferentes imperativos: duração das frases musicais, silêncios breves, intensidade, altura tonal etc., o que implica em diferentes pressões e modificações da capacidade pulmonar. O cantor deve, através de exercícios apropriados, treinar diferentes ritmos inspiratórios e expiratórios respondendo às exigências da música. Ele poderá variar da seguinte maneira:

- Inspiração lenta – Expiração lenta.

- Inspiração lenta – Expiração rápida.

- Inspiração rápida – Expiração lenta.

- Inspiração rápida – Expiração rápida.

______Este meio permite dar-se conta de que há momentos nos quais é preciso intensificar os movimentos ativos ou ao contrário moderá-los, economizá-los.
______Para prolongar a duração da expiração e desenvolver a musculatura costo-abdominal, o iniciante depois de uma inspiração lenta ou rápida tratará de prolongar a expiração da consoante sss; inicialmente de modo regular em seguida começando devagar e aumentando progressivamente, imediatamente se sente que o aumento só se faz com mais firmeza da musculatura abdominal, isto é com mais pressão. ______Durante a emissão desta consoante, não se deve fazer esforço laríngeo. No início do treinamento a duração será de dez segundos, em seguida ela poderá atingir quarenta segundos variando a intensidade para mais ou para menos.
______Entre cada movimento, é bom colocar uma pausa de dois a três segundos depois da inspiração e cinco segundos, pelo menos, depois da expiração. Isto permite aos músculos se relaxarem e facilita a penetração de ar e o controle dos movimentos
.


Salve nossa relação de
playbacks no computador

 

 

VOLTAR AO PROGRAMA
COMPLETO DE TÉCNICA VOCAL

Nosso Email studiomel@studiomel.com

TREINAMENTO DE CANTO E TÉCNICA VOCAL
Vídeos com música , playbacks e legenda para cantar

Playlist com 20 Playbacks com Temas de Novelas

Veja a lista dos PLAYBACKS

 

C2701 - Luna - O Clone - Alessandro Safina

C2702 - Meu Mundo e Nada Mais - Anjo Mau

C2703 - É - Vale Tudo - Gonzaguinha

C2704 - De Volta Pro Aconchego - Roque Santeiro

C2705 - Foi Assim - Rainha da Sucata - Vanderléia

C2706 - Caminhos do Mar - Porto dos Milagres

C2707 - O Amor e o Poder - Mandala - Rosana

C2708 - Tudo Que Se Quer - Tieta - Emílio Santiago

C2709 - It´s Too Late - História de Amor

C2710 - Coração do Agreste - Tieta - Fafá de Belém

C2711 - Pra Começar - Roda de Fogo - Marina

C2712 - Tocando em Frente - Pantanal - Almir Sater

C2713 - Apaixonada Por Você - Um Anjo C. do Céu

C2714 - All For Love - Michael Bolton - O Clone

C2715 - From This Moment - Shania Twain

C2716 - Tudo Bem - Lulu Santos - Selva de Pedra

C2717 - Aguenta Coração - Barriga de Aluguel

C2718 - Pra Sempre Vou te Amar - Robinson

C2719 - Dona - Roque Santeiro - Roupa Nova

 

 

Técnica vocal

GRAVE SEU CD GRÁTIS NO STUDIO MEL

informações

Curso de Canto para Iniciantes.
(021) 98344 4808 Whats App


STUDIO MEL

Aulas de CANTO com gravação de CD GRÁTIS.
Rua Valparaíso, 83 / 302 - Bairro - Tijuca.
Cidade Rio de Janeiro


TELEFONES : (021) 3073-0000 cel (021) 98344-4808

Maestro Ernesto Leal OMB 33.997
Diretor do Studio Mel