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A TÉCNICA DA VOZ CANTADA

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__O Gesto Vocal ___ ______--página  28_

..__Articulação ao Cantar.


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A Articulação

____Aprender a cantar, não é procurar um belo timbre, desenvolver a extensão, a agilidade, a facilidade vocal, é também ser compreendido por quem o ouve. Esta deveria ser a preocupação constante do cantor, já que a voz tem o privilégio, em comparação aos outros instrumentos, de unir a palavra à música.
____Do ponto de vista da fonética, articular falando ou cantando são duas realidades muito diferentes, apesar dos movimentos da articulação serem os mesmos que na palavra falada. No canto há um imperativo que é a qualidade e a afinação dos sons e isto num registro muito extenso, o que implica na preparação consciente de uma forma, um modelo, uma postura que corresponda à nota emitida. ____É desta forma que se introduzirão os movimentos necessários à pronúncia das vogais e consoantes. Não se pode relaxar a tonicidade muscular necessária à pronúncia das mesmas, nem deixar cair o lugar de ressonância, tanto para as vogais quanto para as consoantes, cujo papel é o de unir os sons entre si, o que é mais difícil com algumas como: p, t, cs ...
____No entanto, algumas destas letras facilitam o cuidado extremo com o legato - que é uma sensação de continuidade, de encadeamento das sonoridades. São as consoantes nasais (m, n, nh) e as consoantes sonoras. No momento de sua emissão, a laringe adota a posição fonatória de acordo com a altura tonal e a sensação de tremor vibratório é localizada, assim como deve ser realizada a sustentação abdominal. Estas consoantes sonoras servem de trampolim para as vogais que se seguirão e que deverão ser sentidas sobre o mesmo plano de ressonância. Desta forma, elas influenciam a vogal que se segue, e muitas vezes a que precede, não prejudicando a qualidade da voz. Tudo deve ser unido, ligado, guardando uma sustentação eficaz. Isto permite cantar num bom plano de ressonância, sem perda da sensação de vibração, nem modificação da tonicidade. Em seguida, será necessário buscar o mesmo resultado e as mesmas sensações com as outras consoantes menos favoráveis.
____Articular bem não é, no entanto, exagerar nem deformar os movimentos articulatórios: abertura excessiva da boca, tanto no grave como no médio, ou abertura exagerada em altura e sobre todas as sílabas, entre outras coisas!
____Ao contrário, o que permite a identificação da articulação, é a precisão dos movimentos. Cada vogal ou consoante tem um mecanismo línguo-palatal definido que tem uma repercussão sobre as atitudes dos órgãos supra-glóticos. Esta ação repercussora determina, também, a posição da laringe, a forma e a tensão das cordas vocais. Cada letra tem um valor acústico e fonético que a identifica.
Para as vogais, este valor depende do ponto de apoio da língua sobre as partes às quais ela se opõe.
____Quanto às consoantes, elas são formadas pelos movimentos de fechamento ou de estreitamento do orifício bucal e são emitidas com ou sem participação de ressonância nasal.
____Quando a tensão dos lábios e dos músculos dos órgãos vocais aumenta, isto tem como conseqüência, do ponto de vista da acústica, o reforço da intensidade dos sons.

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