Voltar Contatos Mapa
www.studiomel.com
› A Qualidade da Voz
› A Altura
› A Intensidade
› O Timbre
› A Homogenidade
› A Afinação
› O Vibrato
› O Alcance da Voz
› A Classificação Vocal
› A Função Vocal
› O Gesto Vocal
› A Técnica Vocal
› Vocalizes
› Erros Técnicos
Percepção Musical
› O Som e a Audição
Preservação da Voz
A Voz Rouca
› Cantoterapia

Studio Mel
Cursos e preços
Nossa localização

Atendimento:
de segunda à domingo
das 10:00 às 22:00 hs.
subscreva
_Ou_Mande um email__
 
 

 

Fale conosco

 

A Técnica da Voz Cantada , abordada em nosso curso de canto pelo maestro Ernesto Leal, transmite todos " os segredos" do assunto em uma linguagem simples e bastante acessível a todos os interessados na arte de cantar. Arte esta que utiliza o mais prefeito instrumento musical já "inventado": a voz.

O maestro Ernesto aborda a técnica vocal desde as noções básicas de anátomo-fisiologia até sua aplicação na prática do canto, não esquecendo os aspectos psicológicos e sensoriais do gesto vocal. O objetivo essencial é de desenvolver a voz natural do aluno, que pode adquirir o estilo, a declamação, a inteligência do texto e a interpretação, mas nada poderá lhe dar aquilo que ele deve ter naturalmente: um bom órgão vocal e "o instinto do canto"  –  um dom raro e insubstituível.

A voz humana é um instrumento único, desde que o cantor saiba torná-la ágil, dócil e expressiva. E não há dúvida que o talento do cantor depende de sua personalidade, estilo, poder de expressão, gosto e ritmo. Todas estas qualidades são dons naturais que só irão progredir se praticados e treinados à exaustão.

Apesar do nosso curso ser inicialmente direcionado àqueles que se dedicam a arte de cantar e que sonham em se profissionalizar, ele também é direcionado todos que ainda sejam iniciantes e para os que querem cantar somente como uma Terapia ou Hobby.

Atendimento

STUDIO MEL
Rua Valparaíso, 83 / 302 - Tijuca. Rio de Janeiro
CONTATO

Tel :    (021) 3215-1116

De segunda-feira até domingo no horário das 10:00 às 22:00.

 


_ _
_ _ 1 - Músculo transverso
_ __ __do abdome
  
_ _ 2 - Púbis
 
_ _ 3 - Osso Ilíaco
  

_ _4 - Grande Reto
_ _5 - Pequeno Oblíquo
_ _6 - Grande Oblíquo
_ _7 - Cúpula diafragmática  _ ___ esquerda
_ _8 - Cúpula diafragmática _ ___ direita
  

A TÉCNICA DA VOZ CANTADA

Páginas
16
17
18
19
20
21
 


__A Função Vocal ___ _--_________página_ 19

.MÚSCULOS DA RESPIRAÇÃO

FIGURA PRINCIPAL


FUNÇÃO DE CADA
MÚSCULOS NA RESPIRAÇÃO

Músculos  da inspiração Músculos da expiração
   
Acessórios
Expiração quiescente
Eleva o Esterno
 
1 - Estenocleidomastóideo
A expiração
resulta
Elevam e fixam as
Costelas__Superiores
__
da retração
___2 - Escaleno Anterior
passiva
___3 - Escaleno Médio
dos pulmões e da
___4 - Escaleno Posterior
grade torácica
Principais
Expiração Ativa
5 - Intercostais externos
8 - Intercostais externos, exceto a parte intercondral
_6 - Parte intercondral dos Intercostais __externos
 
_------_7 - Diafrágma
9 - Reto do abdomem
 
11 - Oliquo interno do abdome
12 - Transverso do abdome

A Cinta Abdominal

   VOCÊ PODE LOCALIZAR OS MÚSCULOS NAS FIGURAS ABAIXO

_________A cinta abdominal é composta de vários músculos, dos quais os principais são: o transverso do abdômen 1 (figura A) , e na (figura B) o grande oblíquo 6, o pequeno oblíquo 5 e o grande reto 4 e 9 na (figura C), que garantem a estática e participam, também, na sua totalidade da dinâmica respiratória e da sustentação da voz.
_____É preciso lembrar do grande dorsal 10, na região lombar, (Figura D) que é utilizado na inspiração, mas principalmente na expiração.
_____O trabalho desta musculatura poderosa é indispensável a firmeza das costelas durante o canto. A atividade deste conjunto de músculos permite modular, regular a pressão expiratória, segundo as exigências da música, por um controle consciente e permanente.

_____A capacidade pulmonar varia de indivíduo para indivíduo, segundo a idade e o sexo. Ela difere também conforme a posição: menos importante na posição deitada, mais profunda quando se está de pé e um pouco menos quando sentado.
_____Seguem os números recolhidos por vários autores e após numerosos exames espirométricos.
Após uma inspiração profunda, a capacidade máxima (JAMAIS UTILIZADO NO CANTO ). varia de uma pessoa para outra. Para os homens, entre 3,50 e 5,30 litros (Caruso tinha 4,50 litros). Para as mulheres, entre 1,80 e 3,70 litros. Normalmente, na voz cantada, a capacidade oscila entre 1 e 1,50 litros, dependendo do comprimento da frase.

9 - Grande Reto   10 - Grande Dorsal _11 - Coluna Vertebra

_____Ela varia também conforme o tipo de respiração. Na respiração costal superior ela é mínima, porque é a parte mais estreita da caixa torácica, permitindo pouco desenvolvimento e provocando contrações intempestivas da região do pescoço e dos músculos laríngeos. Ainda, a subida do diafrágma fica limitada devido à ausência de movimentos abdominais. Já a respiração costo-abdominal facilita o aIargamento no sentido antero-posterior, aumentando assim a capacidade respiratória, sem esforço, e possibilitando a subida do diafrágma _____A capacidade não é a principal razão da eficácia respiratória. O mais importante e o controle do sopro, do modo como ele é economizado, disciplinado e utilizado conscientemente, a fim de fornecer a pressão que corresponde às necessidades da música.

_____Quaisquer que sejam as dificuldades de adaptação da respiração a fonação, é importante que os movimentos abdominais e torácicos estejam sempre relacionados a quantidade de ar inspirado. Muitas vezes, o cantor não percebe que ele toma ar demais ou, ao contrário, pouco ar.
_____Se usarmos o espirômetro durante o treinamento respiratório, poderemos obter informações interessantes com dois testes: um que mede a capacidade púlmonar e outro que demonstra a eficácia do trabalho muscular.

_____Quando o sopro não e disciplinado, existe uma diminuição no tempo de expiração mesmo quando há uma capacidade pulmonar maior e já foi comprovado em testes realizados que, a capacidade não e o elemento mais importante, e sim o dominio da tonicidade e a agilidade dos músculos que são os fatores que realmente importam.

_

Veja a nossa relação de playbacks e Videos

Veja a relação de playbacks

_

 

___STUDIO MEL


Aulas de CANTO com gravação de CD GRÁTIS.
Rua Valparaíso, 83 / 302 - Bairro - Tijuca. Cidade Rio de Janeiro
TELEFONE PARA CONTATO :(021) 3283 - 3000


Direção Maestro ERNESTO LEAL - OMB 33.997