Voltar Contatos Mapa
www.studiomel.com
técnica vocal curso de canto Musicas midis Aulas de Canto no Rio de Janeiro RJ cantoterapia Playbacks Localização do Studiomel

Studio Mel
Cursos e preços
Nossa localização

Atendimento:
de segunda à domingo
das 10:00 às 22:00 hs.
subscreva
_Ou_Mande um email__
 
 

 

Fale conosco

 

A Técnica da Voz Cantada , abordada em nosso curso de canto pelo maestro Ernesto Leal, transmite todos " os segredos" do assunto em uma linguagem simples e bastante acessível a todos os interessados na arte de cantar. Arte esta que utiliza o mais prefeito instrumento musical já "inventado": a voz.

O maestro Ernesto aborda a técnica vocal desde as noções básicas de anátomo-fisiologia até sua aplicação na prática do canto, não esquecendo os aspectos psicológicos e sensoriais do gesto vocal. O objetivo essencial é de desenvolver a voz natural do aluno, que pode adquirir o estilo, a declamação, a inteligência do texto e a interpretação, mas nada poderá lhe dar aquilo que ele deve ter naturalmente: um bom órgão vocal e "o instinto do canto"  –  um dom raro e insubstituível.

A voz humana é um instrumento único, desde que o cantor saiba torná-la ágil, dócil e expressiva. E não há dúvida que o talento do cantor depende de sua personalidade, estilo, poder de expressão, gosto e ritmo. Todas estas qualidades são dons naturais que só irão progredir se praticados e treinados à exaustão.

Apesar do nosso curso ser inicialmente direcionado àqueles que se dedicam a arte de cantar e que sonham em se profissionalizar, ele também é direcionado todos que ainda sejam iniciantes e para os que querem cantar somente como uma Terapia ou Hobby.

 

 


_ _
_ _ 1 - Músculo transverso
_ __ __do abdome
  
_ _ 2 - Púbis
 
_ _ 3 - Osso Ilíaco
  

_ _4 - Grande Reto
_ _5 - Pequeno Oblíquo
_ _6 - Grande Oblíquo
_ _7 - Cúpula diafragmática  _ ___ esquerda
_ _8 - Cúpula diafragmática _ ___ direita
  


STUDIO MEL
&
GLOBO FAMA

Rua Valparaíso, 83 / 302 - Tijuca. Rio de Janeiro
CONTATO

Tel :    (021) 3073-0000
Cel :    (021) 98344-4808

De segunda-feira á domingo no horário das 10:00 às 22:00.

 



A TÉCNICA DA VOZ CANTADA

Páginas
16
17
18
19
20
21
 


__A Função Vocal ___ _--_________página_ 19

.MÚSCULOS DA RESPIRAÇÃO

FIGURA PRINCIPAL


FUNÇÃO DE CADA
MÚSCULOS NA RESPIRAÇÃO

Músculos  da inspiração Músculos da expiração
   
Acessórios
Expiração quiescente
Eleva o Esterno
 
1 - Estenocleidomastóideo
A expiração
resulta
Elevam e fixam as
Costelas__Superiores
__
da retração
___2 - Escaleno Anterior
passiva
___3 - Escaleno Médio
dos pulmões e da
___4 - Escaleno Posterior
grade torácica
Principais
Expiração Ativa
5 - Intercostais externos
8 - Intercostais externos, exceto a parte intercondral
_6 - Parte intercondral dos Intercostais __externos
 
_------_7 - Diafrágma
9 - Reto do abdomem
 
11 - Oliquo interno do abdome
12 - Transverso do abdome

A Cinta Abdominal

   VOCÊ PODE LOCALIZAR OS MÚSCULOS NAS FIGURAS ABAIXO

_________A cinta abdominal é composta de vários músculos, dos quais os principais são: o transverso do abdômen 1 (figura A) , e na (figura B) o grande oblíquo 6, o pequeno oblíquo 5 e o grande reto 4 e 9 na (figura C), que garantem a estática e participam, também, na sua totalidade da dinâmica respiratória e da sustentação da voz.
_____É preciso lembrar do grande dorsal 10, na região lombar, (Figura D) que é utilizado na inspiração, mas principalmente na expiração.
_____O trabalho desta musculatura poderosa é indispensável a firmeza das costelas durante o canto. A atividade deste conjunto de músculos permite modular, regular a pressão expiratória, segundo as exigências da música, por um controle consciente e permanente.

_____A capacidade pulmonar varia de indivíduo para indivíduo, segundo a idade e o sexo. Ela difere também conforme a posição: menos importante na posição deitada, mais profunda quando se está de pé e um pouco menos quando sentado.
_____Seguem os números recolhidos por vários autores e após numerosos exames espirométricos.
Após uma inspiração profunda, a capacidade máxima (JAMAIS UTILIZADO NO CANTO ). varia de uma pessoa para outra. Para os homens, entre 3,50 e 5,30 litros (Caruso tinha 4,50 litros). Para as mulheres, entre 1,80 e 3,70 litros. Normalmente, na voz cantada, a capacidade oscila entre 1 e 1,50 litros, dependendo do comprimento da frase.

9 - Grande Reto   10 - Grande Dorsal _11 - Coluna Vertebra

_____Ela varia também conforme o tipo de respiração. Na respiração costal superior ela é mínima, porque é a parte mais estreita da caixa torácica, permitindo pouco desenvolvimento e provocando contrações intempestivas da região do pescoço e dos músculos laríngeos. Ainda, a subida do diafrágma fica limitada devido à ausência de movimentos abdominais. Já a respiração costo-abdominal facilita o aIargamento no sentido antero-posterior, aumentando assim a capacidade respiratória, sem esforço, e possibilitando a subida do diafrágma _____A capacidade não é a principal razão da eficácia respiratória. O mais importante e o controle do sopro, do modo como ele é economizado, disciplinado e utilizado conscientemente, a fim de fornecer a pressão que corresponde às necessidades da música.

_____Quaisquer que sejam as dificuldades de adaptação da respiração a fonação, é importante que os movimentos abdominais e torácicos estejam sempre relacionados a quantidade de ar inspirado. Muitas vezes, o cantor não percebe que ele toma ar demais ou, ao contrário, pouco ar.
_____Se usarmos o espirômetro durante o treinamento respiratório, poderemos obter informações interessantes com dois testes: um que mede a capacidade púlmonar e outro que demonstra a eficácia do trabalho muscular.

_____Quando o sopro não e disciplinado, existe uma diminuição no tempo de expiração mesmo quando há uma capacidade pulmonar maior e já foi comprovado em testes realizados que, a capacidade não e o elemento mais importante, e sim o dominio da tonicidade e a agilidade dos músculos que são os fatores que realmente importam.

_



___

O nosso curso de canto

O STUDIO MEL tem como principal objetivo proporcionar uma sólida formação musical e tecnológica utilizando para isso, uma plataforma didática totalmente revolucionária baseada em conceitos modernos do mecanismo da mente humana.

__

Salve nossa relação de
playbacks no computador

 

 

VOLTAR AO PROGRAMA
COMPLETO DE TÉCNICA VOCAL

Nosso Email studiomel@studiomel.com

TREINAMENTO DE CANTO E TÉCNICA VOCAL
Vídeos com música , playbacks e legenda para cantar

C3408 - Playback - Por Enquanto - Cássia Eller

Técnica vocal

GRAVE SEU CD GRÁTIS NO STUDIO MEL

informações

Curso de Canto para Iniciantes.
(021) 98344 4808 Whats App


STUDIO MEL

Aulas de CANTO com gravação de CD GRÁTIS.
Rua Valparaíso, 83 / 302 - Bairro - Tijuca.
Cidade Rio de Janeiro


TELEFONES : (021) 3073-0000 cel (021) 98344-4808

Maestro Ernesto Leal OMB 33.997
Diretor do Studio Mel