Voltar Contatos Mapa
www.studiomel.com
› A Qualidade da Voz
› A Altura
› A Intensidade
› O Timbre
› A Homogenidade
› A Afinação
› O Vibrato
› O Alcance da Voz
› A Classificação Vocal
› A Função Vocal
› O Gesto Vocal
› A Técnica Vocal
› Vocalizes
› Erros Técnicos
Percepção Musical
› O Som e a Audição
Preservação da Voz
A Voz Rouca
› Cantoterapia

Studio Mel
Cursos e preços
Nossa localização

Atendimento:
de segunda à domingo
das 10:00 às 22:00 hs.
subscreva
_Ou_Mande um email__
 
 
 
1 - Úvula

2 - Pilar
3 - Pilar
4 - Parede faríngea
5 - Língua

6 - Sensação muscular

ao nível do véu palatino

 

Atendimento

STUDIO MEL

&
GLOBO FAMA

Rua Valparaíso, 83 / 302 - Tijuca. Rio de Janeiro
CONTATO

Tel :    (021) 3283-3000
Cel :    (021) 98344-4808

De segunda-feira á domingo no horário das 10:00 às 22:00.

 

A TÉCNICA DA VOZ CANTADA

Páginas
16
17
18
19
20
21
 

VOLTAR AO PROGRAMA
COMPLETO DE TÉCNICA VOCAL

Nosso Email studiomel@studiomel.com


__A Função Vocal _------_________página_ 16.

______A função vocal é um conjunto, um todo inseparável e homogêneo, determinado pela interação entre os diferentes órgãos vocais e respiratórios. É uma atividade muscular que só pode se desenvolver e adquirir qualidades emocionais e expressivas buscando um conjunto de sensações proprioceptivas e cinestesicas que se apóiam nas leis da física, da acústica, da fonética e da fisiologia dos órgãos.
______Ela é vivida como um fenômeno vibratório e como uma sensação global de movimentos e de trabalho muscular. No que diz respeito a respiração esta é sentida, principalmente, como uma sensação de resistência, de sustentação firme e ágil ao nível da cinta abdominal, do grande reto, da parte inferior do tórax e da região para-vertebral.
______Esta sensação de tonicidade muscular que é, ao mesmo tempo, uma sensação de mobilidade e de movimentos, informa sobre a atividade dos órgãos, sobre sua posição, seu grau de flexibilidade e eficácia.
_____Quanto às cavidades supra-laringeas, é preciso buscar uma sensação de a1argamento, de afastamento dos pilares que vai repercurtir ao nível do véu palatino e da parede faringea. É ao mesmo tempo a consciência de um trabalho muscular necessário para a preparação de uma forma, uma atitude na qual os fenômenos acústicos e articulatórios vão se realizar normalmente e estarão associados a uma ligeira tensão, muito difusa, da musculatura da laringe .

 


____ O trabalho dos músculos, os movimentos dos orgãos, e a consciência do tremor vibratório estão associados a propagação da onda sonora através da cavidade faríngea que segue a parede músculo- membranosa situada ao longo da coluna vertebral. É ai o lugar da voz como dizem os cantores. Lugar este que eles buscam com a ajuda de sons de boca fechada , meio utilizado para chegar a um resultado sonoro, a uma sensação vibratória sentida de modos diferentes segundo a mobilização da laringe, a riqueza harmônica do som laríngeo e a altura tonal .
____ Estas sensações não são percebidas pelo ouvinte, mas são essenciais para o cantor. Elas constituem um meio eficaz de domínio após um longo treinamento. O conjunto destas sensações deve ser completado pelo controle audio-fonatório, isto é, pela escuta da propria voz, já que o rendimento acústico e controlado pelo ouvido, o que permite avaliar e apreciar a qualidade dos sons. Assim o cantor utilizará, por um lado as possibilidades de dominar a voz que ele escuta por via aerea e, por outro lado, um conjunto de vibrações buco-faringeas, nasais e laringeas que chegam ao ouvido intemo por intermédio da via óssea. Para os sons graves, chegam pelos músculos abaixadores da laringe, para os agudos, pelos músculos elevadores deste órgão.
___ As sensações auditivas variam em função do lugar  onde o cantor se encontra e em função da acústica. Algumas vezes lhe parece que sua voz vibra demais. Outras vezes, ele escuta mal e sua voz Ihe parece ensurdecida. Se o cantor não quiser forçar a sua voz, deverá estar atento às sensações intemas -musculares e vibrat6rias pois estas não variam e não dependem do lugar onde ele se encontra.
_____ A aquisição da voz cantada se dá, pois, como auxilío destas sensações, que são o resultado das atitudes e das relações complexas cuja conscientização  é indispensável para a qualidade e estabilidade vocal.
____ Aos principiantes é preciso dar informações sensoriais e vibratórias, através de exercícios e de procedimentos complementares, que permitam as coordenações musculares que agem diretamente sobre a respiração e ao mesmo tempo sobre os órgãos vocais e articulatórios. É para facilitar a pesquisa destas diferentes sensações, que os professores de canto utilizam um vocabulário de expressões imaginárias, de metáforas, de evocações subjetivas acrescentadas da representação mental do som , de seu colorido, de seu mecanismo, o que indiretamente acarretara a postura fonatória .
____ O professor deverá dar exemplos e explicações coerentes e válidas que permitirão, ao aluno, encontrar um equilíbrio entre a pressão expiratória e a emissão vocal, concretizada por uma dinâmica generalizada



Veja a nossa relação de playbacks e Videos
 

GRAVE SEU CD GRÁTIS NO STUDIO MEL


STUDIO MEL

Aulas de CANTO com gravação de CD GRÁTIS.
Rua Valparaíso, 83 / 302 - Bairro - Tijuca.
Cidade Rio de Janeiro


TELEFONES : (021) 3283-3000 cel (021) 98344-4808

Maestro Ernesto Leal OMB 33.997
Diretor do Globo Fama e Studio Mel